Ministério Pastoral

Quando Deus realiza Sonho!

Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Salmos 126.1

É necessário ler os versículos de 1-6 para tomar nota do tema desta Devocional.

Como você veio ao mundo? Qual a família que você nasceu? Como é sua vida hoje?

Tudo que questionamos tem uma resposta simples. Sua vida só foi possível porque as combinações de DNA do pai, mãe e família existiam e estavam naquele local, naquele tempo e Deus se utilizou disso para que você viesse à existência.

Os Judeus do Salmos 126, compartilham com a gente o Sonho de voltar para Jerusalém. Eles viveram a satisfação dessa realização “parecia que estávamos sonhando”.

 

Este salmos aplicado dentro de seu contexto de libertação dos Judeus do Império Babilônico nos ensina alguns aspectos a respeito do Sonho.

 

Em primeiro aspecto, o Sonho precisa estar no coração.

Esses irmãos estavam sofrendo,  passando por situações de perseguições e escravidão, mas em seus corações havia um sentimento especial movido no imaginário deles de contemplação da benção alcançada.

Minha definição pessoal de ser um Sonhador é de alguém que contempla a existência de algo, um projeto ou uma realização no coração, mesmo quando o real de hoje não apresente nenhuma possibilidade de se chegar lá.

 

Em segundo aspecto, o Sonho precisa estar na fé.

Segundo o Autor da carta aos Hebreus 11.1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

A convicção de que esse Sonho é pra você! Querido leitor gosto de escrever citando exemplo de vida que ajuda a ilustrar o conteúdo. “Quando eu pensava em ir para o seminário estudar para ser pastor, um amigo cristão na sua inexperiência chegou a falar pra mim que era impossível eu estudar na faculdade de teologia porque eu usava um óculos com muitos graus, o “famoso” fundo de garrafa, pois na faculdade as letras eram miudinhas”.

Eu na época tive muitas barreiras por questões sociais e financeiras, como onde morar, como pagar, quem poderia ajuda... A do óculos era mais uma barreira sendo colocada. No entanto eu sentia o chamado e tinha fé de que poderia concretizar meu sonho.

 

Em terceiro aspecto, existe alguém que contribui para realização do Sonho.

Quando os Sonhos são de Deus as coisas simplesmente se encaixam, as portas se abrem a nosso favor.

Existe um Deus que tudo vê!

2Crônicas 16:9a

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;”

Meu irmão a provisão vem de Deus! No passado Ele fazia cair maná do céu e se comunicava com seu povo através de Anjos. Hoje ele usa pessoas inimagináveis a nosso favor e elas estão por aí. Nas igrejas, no mercado, no banco, na prefeitura e em todos os poderes. Quando os Sonhos forem do Senhor as portas se abrem escancaradamente!

 

Em quarto aspecto, Não existe Sonho sem lágrimas.

 

Viver os sonhos de Deus não é uma novela humana manipulada para atrair audiência, também não são como os filmes de ação em que a pessoa afligida encontra no meio do deserto uma cabana com armas para se vigar de seu oponente.

 

Deus nos ensina a viver em meio ao sofrimento, nos momentos de tenções, insônias, enfermidades, lutas e barreiras diversas. Sabemos que em Cristo somos mais que vencedores!

 

Os versículos  5 e 6 dizem que aqueles que semeiam chorando fazem a colheita com alegria! “Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita”.

 

Eu já tive alguns sonhos realizados. Primeiro a formação pastoral e depois a formação da minha família, mas tenho sonhos hoje ainda, que é de ver muitas pessoas sendo alcançadas pelo poder do evangelho através da minha vida e ministério, em ver o rebanho de Deus sendo multiplicado e o avivamento explodindo em meu coração.

Não quero ser apenas mais um número de CPF para os sistemas de controle governamental e mundial. Quero realizar os sonhos almejados em meu coração e viver todo o propósito de Deus em minha vida!

 

QUAL É O SEU SONHO?

Fale comigo vou orar por você!


O Soprar do Vento do Espírito João 3. 8 

O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito”. João 3.8 

Esse é o versículo chave que ouvi a voz de Deus em relação ao meu ministério pastoral. Eu creio que todos nós já fazemos parte de um plano superior Divino em que o Vento do Espírito Santo vem em nós e nos direciona para uma vocação espiritual.

Trago sempre comigo a lembrança do tempo de adolescência em que eu precisava ficar em casa para cuidar da minha avó que era acamada e precisava de alguns cuidados especiais como, dar banho, colocar comadre para suas necessidades, trocar roupa de cama, etc. Nesse tempo uma senhora chamada Neuza que abençoava muito a minha família me deu uma túnica com propósito de me ver fazendo  parte de um grupo que auxiliava na comunidade religiosa.

Não foi fácil entrar no grupo de coroinha, havia falado com o líder de coroinhas que na época disse ter muita gente e não havia possibilidade, mas um amiguinho me aconselhou ir à noite junto com o grupo e colocar a roupa na hora da missa que o líder nem ia perceber (aventura de criança). O líder ficava me olhando... “hahaha”

 Eu gostava de colocar aquela túnica em casa com minha avó e passava alguns momentos do dia como se estivesse fazendo uma celebração, lendo os folhetos, cantando e fazendo orações que estavam impressas. Minha avó me ensinava a ter uma vida mais religiosa.

Em 1995 minha avó faleceu e eu não tinha mais aquele compromisso diário. A partir de então conheci outras experiências que não me levava a fé, tive contatos e amizades que me apresentaram as bebidas alcoólicas e festas diversas, me afastando assim dos ensinamentos aprendidos. Consegui muitos amigos naquele tempo, cerca de umas 20 ou mais pessoas pra conversar, beber, festejar. Mas sempre sentindo que estava falando alguma coisa.

Em 1998 vivi uma fase complicada, tinha 18 anos e estava em casa sofrendo com problemas financeiros, desempregado e sem amigos, porque as amizades que eu tinha exigia um preço pra conseguir acompanhar.

 Um amigo que nem era da Igreja me convidou para ir a um Culto na Primeira Igreja Batista em Jardim Alegre.  Lá em um pequeno tempo foi suficiente para ler e estudar o evangelho de João e perceber o Amor de Deus que preparou tudo para nossa Salvação. João 3.16

Em 1999 entreguei minha vida pra Jesus e fui batizado dia 03 de outubro de 1999. Nesta minha caminhada senti chamado por Deus para ser pastor.

Eu creio que no tempo de infância, Deus já estava me soprando para o ministério pastoral e agora as portas foram abertas diante de um contexto improvável.

O texto Bíblico de Jo 3:8 está dentro do contexto do encontro de Nicodemos com Jesus. No versículo 7 Jesus disse para Nicodemos, um líder em evidência, não ficar no campo da admiração, mas que era necessário um novo nascimento, pois aquele que é nascido de novo é soprado pelo Espírito Santo de Deus e está pronto para fazer a sua vontade.

Oração.

Senhor Deus! Sabemos que no controle da história Tu estás. Pai ajuda essa pessoa que leu essa devocional em forma de testemunho a descobrir qual é a sua vontade.. Pai, eu oro para que esta tua ovelha possa se sentir amada pelo Senhor. Abençoe a sua vida e família em nome de Jesus. Amém!


Todos tem um chamado e muitos ainda não sabem disso! Genesis 12.1-2


1 Certo dia o SENHOR Deus disse a Abrão: —Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.

2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. Genesis 12.1-2

 

Contexto Bíblico:

A vida de Abraão, desde sua chamada até sua morte compreende quatro estágios.

1) – O primeiro (cap 12-14), inclui a chamada e a mudança para Canaã;

2) A promessa de um herdeiro e a conclusão de uma aliança (cap 15-16)

3) – O estabelecimento da aliança, a mudança de nome, e a adoção do sinal da circuncisão (cap 17-21);

4) – A prova à que Abraão foi submetido e o aprimoramento de sua vida na fé (cap 25-26.11).

 

Quando olhamos para a sagrada escritura descobrimos que o ser humano se afastou do Senhor por causa da sua escolha pecaminosa (Genesis 3.6). Desde então, o ser humano passou a fazer parte da missão e do propósito de Deus.

O título dessa devocional diz: “Todos tem uma chamado e muitos ainda não sabem”. No tempo de Abraão o próprio Deus se auto revelava com sua voz, outrora usava os Anjos e em outros momentos pessoas a quem ele chamava para uma missão e comunhão com ele.

Desde então Deus vem com sua missão em direção a nossa salvação. João 3. 16 Ele demostra seu maior ato de amor fazendo sacrifício de seu filho Jesus para a salvação de todos os que nele creem.

O primeiro chamado para o ser humano é para Salvação, e para isso Deus usa sua auto revelação que é a sua palavra, a Bíblia sagrada. Ele usa pessoas de diversas idades e contexto para anunciar que Jesus é a única esperança.

Portanto, é muito importante saber que no Reino de Deus o que faz a diferença nunca será o tempo de igreja, 10 anos, 20 anos, dons e talentos, posição social, mas ouvir o chamado para salvação em Cristo Jesus. Isso demanda de uma experiência pessoal. O cristão deverá ser capaz de responder o diferencial de Cristo em sua vida. Como era sua vida antes de Jesus e como esta sua vida com Jesus? Essa transformação deve ser testemunhada por pessoas que o cercam, pela comunidade da Fé e por sua própria família.

 

Toda pessoa chamada para salvação também é chamada para compartilhar o Evangelho e é chamada para desenvolver os dons espirituais e ministérios.

 

Os chamados trazem marcas especiais na vida do Cristão, eu, por exemplo, cresci na fé ouvindo o evangelho de João 3, como Nicodemos veio encontrar com o Senhor a noite. Como me encantava saber que precisamos nascer de novo. O que é nascido de carne é carne, o que é nascido do Espirito é Espírito.

Qual é o versículo de sua Conversão? Qual versículo mais encantou você no processo de sua conversão?

 

Na próxima devocional vou narrar a história do meu chamado a Conversão e ao Ministério pastoral.

Obrigado por sua leitura!

 

Oração: Pai celestial! Eu não sei quem vai ler esta mensagem, mas eu oro para que esta ministração e este tempo dedicado na leitura possa abençoar alguém para conhecer a Ti como Senhor de sua vida no seu primeiro chamado à salvação... Eu oro também para que essa mensagem renove os irmãos que possam estar desanimados por momentos de lutas das mais diversas possibilidades. Que o Senhor traga restauração e renovo. Que a paz do Senhor Jesus possa reinar no coração de cada leitor em Nome do Senhor Jesus Amém!


Devocional: Abraça já!

Lucas 15. 20 Então saiu dali e voltou para a casa do pai.

— Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou.

Eu iniciei o ministério em 2007 e lembro com precisão da empolgação das primeiras ações como pastor. Naquele tempo e até hoje tenho as mesmas preocupações: com as ovelhas ausentes, como elaborar uma liturgia que seja a melhor possível, a melhor mensagem, escolher e deixar escolher as melhores músicas, envolver pessoas no processo, dar testemunho, orar, etc.

Mas ao longo da caminhada a gente vai aprendendo que a obra que Deus quer realizar não é a que nós fazemos humanamente, embora faça parte.

A semelhança do texto bíblico acima e seu contexto, que sendo uma ilustração da vida de um filho Deus na reconciliação com o Pai, vemos uma mensagem muito especial. E assim como a nossa presença como igreja não é o desempenho da liturgia, as luzes, os instrumentos tocando afinados, os ministérios em harmonia, mas tão simplesmente dar e receber um abraço, de forma natural e tranquila com a intenção de ser benção na vida do próximo.

Pessoas virão em nossa direção com seu coração quebrantado porque já ouviram a mensagem de Deus em sua caminhada, agora elas querem tão somente um abraço fraterno com a demonstração do amor verdadeiro do Pai.

 

**Essa mensagem nasceu de uma observação de um culto dirigido pelo ministério infantil que colocou na ordem do Culto a música Que Abraço Bom! Do ministério Força e Vitória.

Amigo como é bom estar ao seu lado

Porque meu coração bate mais apressado

Meu mundo está repleto de amor, de amor!

Só porque senti o seu calor

E eu quero um super abraço

Para que eu me sinta

Um super amado

Abraçar já!

Que abraço bom

Que você tem!

Linda cena na ressurreição do nosso Jesus. Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo. Não o encontram e foram orientadas pelo Anjo a compartilhar com os discípulos que ele ressuscitou e no caminho:

Mateus 28. 9De repente, Jesus se encontrou com elas e disse:

— Que a paz esteja com vocês!

Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.

 

Enquanto Jesus não voltar para buscar sua igreja, vamos continuar realizando a sua obra, mas lembre-se, às vezes não é uma leitura, um cântico é tão somente abraçar alguém. E não se preocupe, Deus vai lhe encaminhar as pessoas que você vai abraçar.

Pr. Emerson Peteres de Arantes


Devocional - Viva à sombra do Onipotente!

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus,  o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Salmos 91.1

 

Quando criança éramos super protegidos pelos nossos Pais e famílias. Eu me lembro de criar uma pequena confusão com meu irmão mais velho a ponto dele ficar irritado comigo, sair correndo atrás de mim para ajuste de conta por algo que eu havia caçoado ou falado, mas eu corria e ficava ao lado da minha mãe e as vezes segurando em sua mão ou roupa. Meu irmão ficava me olhando como que dissesse  “a hora que você sair de perto da mãe a gente acerta as contas”.

Pensando no texto bíblico Deus é a autoridade máxima de nossas vidas. (Nosso Pai e nossa Mãe) Nele e em sua sombra precisamos descansar.

Estar na sombra do onipotente representa viver em comunhão, ter a alegria e a certeza de que é o lugar onde nunca deveríamos ter saído. Neste lugar vive-se com prazer e com a sensação de que algo novo está por vir ou algo vai explodir de bom a qualquer momento.

Diferente de quando criança, posso ser eu mesmo, entrar em meu quarto ou em qualquer lugar intencionado de falar com ele e dizer exatamente o que se passa em minha vida.

O salmos 91 continua dizendo que os que vivem na sombra do onipotente encontram refúgio, fortaleza e aumenta a confiança.

Construir um castelo ou uma vida longe do Senhor é uma história de uma construção com todo material possível, mas é derrubado porque sempre vai existir alguém com poder tentando nos destruir.

Os cuidados do Senhor sobre sua vida,

- livrará do laço

- da peste perniciosa

- Mil cairão ao teu lado,

-e dez mil, à tua direita,

Mas tu não serás atingido SE ENCONTRAR A SOMBRA DO ONIPOTENTE!.

Pr. Emerson Peteres de Arantes


Olá amigos! Esta é nossa página de conteúdo cristão e oração. Espero ser bênção em sua vida! Compartilhando a palavra de Deus e tendo o privilégio de poder conhecer você.